terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coluna do Abade: A Regra do Jogo




Espero que todos tenham aproveitado o feriado de Carnaval. Estreamos bem nossa Coluna e continuem enviando suas perguntas para atendimento@crmeventos.com.br.

CIRCULAR FIFA 1262/2011

A International Football Association Board (IFAB) aprovou algumas alterações nas Regras do Futebol que estão em vigor desde 01 de julho do ano passado. Continuando as informações:

1. Outras Pessoas no Campo de Jogo: AGENTE EXTERNO

Qualquer pessoa não relacionada na lista da equipe como um jogador, substituto ou funcionário oficial de uma equipe será considerado agente externo, inclusive, um jogador expulso.

2. Outras Pessoas No Campo de Jogo: FUNCIONÁRIOS OFICIAIS DE UMA EQUIPE

O treinador e outros funcionários relacionados na lista da equipe (com exceção de jogadores ou substitutos) serão considerados funcionários oficiais da equipe.

Razão: A reorganização do texto foi uma boa oportunidade para incluir a definição dos elementos para maior facilidade de compreensão.

Lembramos que tanto no Campeonato Paulista como no Campeonato Brasileiro, além do técnico, preparador físico, médico e massagista, também está autorizado a permanecer no banco de reservas o assistente técnico.

3. O que fazer se um técnico invadir o campo com a bola em jogo?

O árbitro deve paralisar o jogo (se não estiver interferindo na jogada, não precisa ser imediato e pode aplicar vantagem), providencia a retirada do técnico do campo de jogo e no caso de conduta incorreta deve expulsá-lo do campo de jogo e de suas imediações. Se o árbitro paralisou a partida, deverá reiniciá-la com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta (pequena área). Nesse caso, o árbitro deixará cair a bola na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

CLEBER ABADE: foi árbitro da Federação Paulista de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol por 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário