terça-feira, 6 de março de 2012
Coluna do Abade: A Regra do Jogo
Coluna: A REGRA DO FUTEBOL
Agradeço à Câmara Municipal de São José do Rio Pardo por ter nos agraciado com o Diploma do Mérito Esportivo no último dia 28 de fevereiro em comemoração ao Dia do Esportista. Continuem enviando suas perguntas para atendimento@crmeventos.com.br
Na semana que vem falaremos sobre a 126ª AGU da IFAB que ocorreu neste final de semana.
CIRCULAR FIFA 1262/2011
A International Football Association Board (IFAB) aprovou algumas alterações nas Regras do Futebol que estão em vigor desde 01 de julho do ano passado. Continuando as informações:
1. O jogador pode usar calças térmicas longas?
Sim. Tanto os calções térmicos como as calças térmicas podem ser usadas por baixo dos calções oficiais, porém, deverão ser da mesma cor predominante dos calções oficiais. A obrigatoriedade da cor tem por objetivo não confundir os adversários e os árbitros.
2. Como deve ser o procedimento de bola ao chão?
Bola ao chão é um método para reiniciar o jogo quando o árbitro interrompe a partida com a bola em jogo por algum motivo não indicado pelas Regras do Jogo. O árbitro deve deixar cair a bola que entrará em jogo quando tocar ao solo. Não é obrigatória a participação de jogadores das duas equipes, assim como, não existe um número definido de jogadores que possam participar do procedimento de bola ao chão.
3. Um defensor efetua um tiro de meta diretamente a um companheiro situado em posição de impedimento, este domina a bola e marca um gol. O gol é legal?
Sim. O gol é legal porque não existe impedimento quando da cobrança do tiro de meta. Lembramos que também não existe impedimento após a cobrança de tiro de canto e arremesso lateral.
No dia 03 de março na Inglaterra ocorreu a 126ª Assembléia Geral Anual da International Football Association Board (IFAB)
Nesta reunião definiu-se os dois sistemas de tecnologia da linha de gol (Hawk-Eye e GoalRef) que serão testados numa segunda fase entre março e junho deste ano, que avaliará rigorosamente a confiabilidade e a precisão de cada sistema, assim como, a solidez da tecnologia. Após conclusão dos testes, caso sejam cumpridos todos os critérios poderá ser aprovada definitivamente em Assembléia Extraordinária da IFAB que acontecerá em Kiev, Ucrânia no dia 02 de julho de 2012.
Em relação às propostas e emendas às Regras do Jogo, a Board aprovou uma alteração da Regra 1 (O Campo de Jogo), definindo claramente a localização dos anúncios publicitários verticais e permitiu que as federações do mundo usem spray para ajudar os jogadores a respeitarem a distância regulamentar nas cobranças de tiro livre.
A entidade aprovou ainda uma emenda à Regra 4, confirmando que fitas adesivas e materiais semelhantes, quando utilizados, sejam de cor idêntica à das meias. Também foi aprovada uma nova redação da Regra 8 (O início e reinício do Jogo) agora é clara quanto à ação a ser tomada pelo árbitro caso uma bola ao chão seja chutada diretamente para as redes. O gol será válido desde que contra a meta adversária.
A entidade concordou que os véus utilizados por atletas do sexo feminino sejam permitidos em princípio, condicionando a aprovação final aos resultados de um estudo das questões de saúde e segurança. Portanto, a definição será feita na assembleia de 2 de julho.
As decisões relacionadas às Regras do Jogo tomadas pela IFAB entrarão em vigor no dia 1º de junho de 2012.
Se um jogador invade a área penal na cobrança do tiro penal, o que faz o árbitro?
Na cobrança do tiro penal, após o árbitro der o sinal para cobrança e antes que a bola esteja em jogo, se um companheiro do executor invada a área o árbitro permitirá que se execute o tiro penal:
- Se a bola entrar na meta, o tiro penal será repetido;
- Se a bola não entrar na meta, o árbitro paralisará o jogo e reiniciará a partida com um tiro livre indireto para a equipe defensora, que será executado do local onde ocorreu a infração.
Se o invasor for companheiro do goleiro, o árbitro permitirá a cobrança:
- Se a bola entrar na meta, o gol será validado;
- Se a bola não entrar na meta, o tiro penal será repetido.
Numa terceira hipótese se um jogador da equipe atacante e outro da equipe defensora invadirem a área penal, sempre o tiro penal será repetido.
CLEBER ABADE: foi árbitro da Federação Paulista de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol por 15 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário