terça-feira, 13 de março de 2012

Regulamento Copa Paulista 2012

REGULAMENTO

I - Promoção e Objetivos

Artigo 1o- A COPA PAULISTA DO INTERIOR é promovida, organizada e dirigida pela CRM Eventos e Marketing em parceria com a Federação de Futebol Infantil e regido pelas normas internacionais de Futebol da FIFA, pelo Código Desportivo da C.B.F. e por este regulamento paralelo fixado pelo Departamento Técnico da CRM Eventos e Marketing, o qual foi submetido à aprovação dos clubes participantes.

Artigo 2o- A COPA PAULISTA DO INTERIOR é uma promoção da CRM Eventos e Marketing e da Federação de Futebol Infantil, com duração aproximada de 10 meses e periodicidade anual.

Artigo 3o- Procura-se através do desenvolvimento do evento, promover maior intercâmbio esportivo entre os participantes, bem como contribuir para o desenvolvimento técnico e tático do futebol.

II - Da Organização e Direção

Artigo 4o- A COPA PAULISTA DO INTERIOR obedecerá às disposições deste regulamento.

Artigo 5o- A organização geral do certame caberá a CRM Eventos e Marketing e à Federação de Futebol Infantil, que através de seu Departamento Técnico cumprirá e fará cumprir este regulamento.
Parágrafo Único: interpretar este regulamento é zelar pela sua perfeita execução.

III - Dos Participantes

Artigo 6o- Poderão participar destes certames, atletas amadores, federados ou não nas categorias: Sub 11 (01/02), Sub 12 (00-01), Sub 13 (99/00), Sub 14 (98/99), Sub 15 (97/98), Sub 17 (95/96).
Parágrafo Primeiro - Para os atletas até 16 anos será obrigatória a autorização do pai ou responsável;
Parágrafo Segundo - Um atleta de uma categoria pode atuar por outra acima, mas seu nome deverá constar na ficha de inscrição de ambas as categorias. Importante salientar que o atleta só pode subir uma categoria.

Artigo 7o- Para efetuar as inscrições de atletas, será necessária a ficha de inscrição de atletas.

Artigo 8o- Considera-se que os atletas inscritos encontram-se em perfeitas condições físicas e mentais e em pleno gozo de saúde, tendo sido previamente submetidos à inspeção médica, sob total responsabilidade do clube ao qual se inscreveu, seja qual for a categoria.

Artigo 9o- Não poderão participar deste evento atletas ou dirigentes, que estiverem cumprindo suspensão pela Federação de Futebol Infantil.

Artigo 10o- Fica sob a responsabilidade do Departamento Técnico Federação de Futebol Infantil a elaboração da forma de disputa, incluindo tabela, horários e datas.
Parágrafo Único: Somente o Departamento Técnico da Federação de Futebol Infantil, poderá transferir jogos, mudar a tabela, alterar horários e fazer outras modificações, sem que para isso necessite de aprovação das equipes participantes, que, no entanto, serão previamente comunicadas por oficio das decisões tomadas.

Artigo 11o- Fica sob a responsabilidade da Federação de Futebol Infantil através do Departamento de Árbitros a designação de oficiais de arbitragem e representantes de jogos, não sendo admitida qualquer impugnação ou veto aos indicados.

Artigo 12o- A Federação de Futebol Infantil não se responsabilizarão por acidentes e danos pessoais ou problemas com material próprio dos disputantes ou de terceiros, ocorridos antes, durante ou depois das competições, bem como não assumirá quaisquer indenizações.
Parágrafo Único – O Departamento Técnico da Federação de Futebol Infantil recomenda às cidades mandantes, que durante as partidas esteja presente uma ambulância com médico ou enfermeiro, além de equipe de segurança.

Artigo 13o- O mando de jogo pertencerá à equipe colocada ao lado esquerdo da tabela, cabendo à mesma a responsabilidade pela troca de camisas, em caso de coincidências. A equipe mandante também será responsável por fornecer três bolas em plenas condições de jogo para a realização das partidas.

Artigo 14o- Durante o campeonato, serão reconhecidos como autoridades, pelos participantes, os membros componentes da CRM Eventos e Marketing, da Federação de Futebol Infantil e da Junta Disciplinar Desportiva.

Artigo 15o- Para participar do torneio, além da filiação (ou convidado) é indispensável que o clube satisfaça às seguintes exigências:
a) que concorde com a taxa de inscrição e demais taxas decorrentes da disputa do certame;
b) que tenha conhecimento deste regulamento em todos seus itens, principalmente na parte que lhe refere à disciplina;
c) que declare através de ficha de inscrição de atletas seu compromisso de cumprimento integral deste regulamento;
d) que se comprometa a zelar pela conservação das dependências dos locais onde serão realizados os jogos.

Artigo 16o- Cada equipe poderá inscrever 30 (trinta) jogadores por categoria. O período para inscrição de atletas se encerra no dia 20 de setembro. Toda equipe deverá enviar a ficha de inscrição de atletas por e-mail. Passado o período de inscrições nenhum jogador poderá mais ser inscrito.

Artigo 17º - A equipe que colocar um jogador em campo sem ele estar relacionado na ficha de inscrição de atletas após o término do prazo de inscrições será automaticamente eliminada da competição na categoria em que este atleta atuou.

Artigo 18º - A equipe que não enviar a ficha de inscrição de atletas até o dia 20 de setembro não se classificará para a segunda fase da competição, sendo eliminada do torneio.

Artigo 19o- Cada equipe deverá apresentar-se devidamente uniformizada, com todas as camisas numeradas, de modo condizente com a prática desportiva e em respeito ao público.

Artigo 20o- A equipe mandante deverá apresentar-se em campo com 03 (três) bolas de futebol em condições imediatas de jogo de acordo com as categorias:
Parágrafo Único: Na categoria sub-11 (01-02) será utilizada bola número 04. Nas demais categorias utiliza-se bola de futebol tamanho adulto.

Artigo 21o- Depois de elaborada a tabela definitiva, as equipes que solicitarem transferência de jogo deverão pagar uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por partida.

Artigo 22º - Em qualquer fase da competição, não será obrigatório realizar a partida após o horário definido em tabela. A tolerância será de 20 (vinte) minutos contados após o horário fixado na tabela apenas para a primeira partida da rodada. As demais partidas da rodada devem seguir rigorosamente o horário determinado pela tabela.

Artigo 23o- Os jogos de cada rodada terão início no horário constante da tabela e fixado pelo departamento técnico da Federação de Futebol Infantil, sendo considerada perdedora por não comparecimento (W.O.) a equipe que não se apresentar no horário determinado. A equipe que der W.O. perderá a partida por 3 x 0. Se a partida for válida pela fase eliminatória da competição, a equipe ausente será decretada perdedora pelo placar de 3 x 0 e será automaticamente eliminada da competição.
Parágrafo Único - Para evitar problemas dessa ordem, as equipes deverão comparecer pelo menos meia hora antes do horário marcado para seu jogo.

Artigo 24º - A equipe que der W.O. Administrativo, ou seja, que avisar a organização do evento até 24 horas antes da realização da partida que não terá condições de cumprir com o compromisso definido pela tabela da competição, perderá a partida pelo placar de 3 x 0 em cada categoria. Além da perda dos 03 pontos desta partida não realizada, a equipe ainda perderá mais 03 pontos na classificação de cada categoria envolvida na rodada não realizada e a ela será aplicada uma multa de R$ 100,00 (cem reais) para cada categoria envolvida na rodada. Esta multa obrigatoriamente deverá ser paga antes da próxima rodada da equipe na competição. Caso não seja quitada esta multa, a equipe estará automaticamente eliminada da competição.

Artigo 25o- A equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (WO), sem motivo justificado, perderá a partida pelo placar de 3 x 0 em cada categoria. Além da perda dos 03 pontos desta partida não realizada, a equipe ainda perderá mais 03 pontos na classificação de cada categoria envolvida na rodada não realizada e a ela será aplicada uma multa de R$ 200,00 (duzentos reais) para cada categoria envolvida na rodada. Esta multa obrigatoriamente deverá ser paga antes da próxima rodada da equipe na competição. Caso não seja quitada esta multa, a equipe estará automaticamente eliminada da competição.
Parágrafo Primeiro - Justificará o não comparecimento da equipe, desde que devidamente comprovado através de Boletim de Ocorrência Policial ou noticiário de imprensa:
a) Inundação que não permita acesso ao local do jogo,
b) Desastre com a condução dos atletas,
c) Momento de grande comoção nacional,
d) Calamidade Pública.

Artigo 26º - A equipe da casa que for beneficiada com o W.O. da equipe visitante deverá pagar a taxa de arbitragem no valor fixado por este regulamento e ganhará 06 pontos na classificação de cada categoria envolvida na rodada não-realizada. Se acaso a taxa de arbitragem não for paga, a equipe perderá 12 pontos na classificação de cada categoria envolvida na rodada.

Artigo 27o- Só poderão ficar no banco de reservas 09 (nove) atletas devidamente uniformizados, 01 (um) técnico, 01 (um) massagista e 01 (um) diretor responsável, todos devidamente trajados, registrados e identificados através de ficha de inscrição e estarão sujeitos as punições previstas por lei e por este regulamento.

Artigo 28o- Além de punições previstas em lei, sofrerá multa no valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais) o atleta ou membro de comissão técnica que agredir fisicamente aos árbitros, seus auxiliares e aos representantes da mesa receptora, e estará automaticamente eliminado da competição, independentemente do julgamento da Comissão Disciplinar da Federação de Futebol Infantil.
Parágrafo Único - O pagamento da multa que trata o artigo anterior, será honrado ao clube ao qual pertence o atleta ou membro da comissão técnica, agressor, até as 17h00 do dia seguinte em que receber a comunicação oficial da Federação de Futebol Infantil, sob pena de terem cessados seus direitos de prosseguimento no certame em curso e perder a taxa de garantia, e o clube pagará tantas multas quantas forem os casos de agressão provocada pelos atletas ou membros de comissão técnica, durante a realização do certame.

Artigo 29º- O atleta que se inscrever por duas ou mais equipes será eliminado da competição, ficando as equipes envolvidas proibidas de inscrever outro atleta em seu lugar. Não será permitida transferência de jogador entre as equipes participantes da competição.

Artigo 30º - A inscrição de atletas é de inteira responsabilidade das equipes, que deverão encaminhar as fichas de cadastro coletivo. Os atletas poderão participar da partida apresentando carteira de identidade original. Nas categorias sub-11 e sub-12, o atleta que não tiver RG original poderá apresentar certidão de nascimento acompanhada de um documento com foto.

Artigo 31º- As mesmas penalidades previstas em lei e neste regulamento serão aplicadas aos diretores e demais membros da comissão técnica do clube em disputa.

Artigo 32º - Atleta, diretor, técnico, massagista, preparador físico, médico ou qualquer outro integrante da equipe que tentar agredir membros da arbitragem ou da equipe adversária será imediatamente eliminado da competição. Em caso de pais, amigos ou familiares de atletas que agredirem adversários ou arbitragem ou tumultuarem o ambiente, desde que identificados, o atleta também sofrerá punição, podendo até ser eliminado do torneio.

Artigo 33º - Em caso de invasão de campo ou incidentes que venham a inviabilizar ou suspender partidas, o Departamento Técnico da Federação de Futebol Infantil poderá, desde que comprovada a autoria por parte de equipe ou torcida, suspendê-lo imediatamente como sede dos jogos, independente das outras medidas punitivas que forem cabíveis.

Artigo 34º - O atleta que, por qualquer motivo, for expulso pelo árbitro da partida, cumprirá suspensão automática, na partida seguinte ao fato e aguardará julgamento da Comissão Disciplinar da Federação de Futebol Infantil. Entretanto, o atleta que receber cartão azul ou vermelho poderá voltar na próxima partida se o clube pagar uma taxa de R$ 15,00.

Artigo 35º- Os protestos e/ou recursos referentes a fatos decorrentes das disputas, devidamente fundamentadas, deverão ser entregues até 24 (vinte e quatro) horas após o término da partida em questão, encaminhados à Comissão Disciplinar da Federação de Futebol Infantil mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 200,00.
Parágrafo Primeiro- Não serão apreciados protestos e/ou recursos que não forem firmados pela parte impetrante.
Parágrafo Segundo - Caberá ao impetrante o fornecimento de provas sobre as irregularidades denunciadas.

Artigo 36º- A participação de atletas menores de idade no campeonato será de inteira responsabilidade dos clubes.

Artigo 37º- Os clubes ao se inscreverem no campeonato concordam integralmente com as cláusulas deste regulamento, e com as normas da C.B.F. e F.I.F.A., aceitando inclusive que nos itens em que esses documentos se repetem ou são conflitantes, serão aplicadas as disposições previstas em ambos, cumulativamente.

Artigo 36º- Os casos omissos neste regulamento serão apreciados e resolvidos pela Federação de Futebol Infantil e pela Comissão Disciplinar, conforme a competência, em separado ou conjuntamente.

Artigo 37º - A Comissão organizadora não se responsabilizará por acidentes de qualquer natureza que por ventura ocorrer, antes, durante ou após as partidas. A organização também não se responsabilizará por danos materiais com o transporte de atletas e comissão técnica até os locais dos jogos.

Artigo 36º – Qualquer associação ou cidade participante dos campeonatos organizados pela Federação de Futebol Infantil, que venha, em função deste recorrer à Justiça Comum, por motivo ou razão do presente regulamento ou quando à referida competição, será eliminada do certame, ainda que durante a sua realização.

Artigo 36º - Todas as informações referentes ao torneio, tais como: tabelas, regulamento, controle de gols e cartões e informativos semanais estarão disponíveis pelo site: www.crmeventos.com.br


SISTEMA DE DISPUTA
 1ª FASE – CLASSIFICATÓRIA: As Equipes participantes serão divididas em grupos regionais, jogando entre si todas contra todas dentro destes grupos. Classificam-se para a fase eliminatória as melhores equipes classificadas de cada grupo. (conforme critérios de classificação de cada categoria).
 2ª FASE – ELIMINATÓRIA: As equipes classificadas na 1ª Fase jogarão em único jogo, em campo neutro escolhido pela organização.

Artigo 1º - Tempo de Jogo:
• Nas categorias sub11 e sub 12 serão disputados dois tempos de 20 minutos cada;
• Nas categorias sub 13, sub 14 e sub 15 serão disputados dois tempos de 25 minutos cada;
• E na categoria sub 17 serão disputados dois tempos de 30 minutos cada.

Artigo 2º - Os jogos da COPA PAULISTA DO INTERIOR serão disputados de acordo com as regras atualizadas da C.B.F. e F.I.F.A., onde a contagem de pontos será:
1. Vitória 03 pontos ganhos
2. Empate com ou sem gols 01 ponto ganho
3. Derrota 00 ponto ganho

Artigo 3º - O critério para desempate na fase classificatória será o seguinte:
1º - Participação no Torneio Início
2º - Maior número de vitórias
3º - Maior saldo de gols
4º - Maior número de gols marcados
5º - Sorteio

Artigo 4º - Serão oferecidos troféus e medalhas para as equipes colocadas em 1º e 2º lugares na competição em cada categoria. Não terá disputa de 3º e 4º

4 comentários:

  1. vai ser a melhor copa paulista

    ResponderExcluir
  2. Cade a relação dos grupos para podemos saber quais são?

    ResponderExcluir
  3. Carlinhos a equipe sub 13 do Guará até o dia 23/6... Soma 13 pontos e nao 18 pontos como esta na classificação...favor rever os resultados da tabela e corrigir para nao haver problemas.

    ResponderExcluir