segunda-feira, 28 de abril de 2014

III Copa Cajuru de Futebol Infantil

EQUIPES
Sub12
(02-03)
Sub13
(01-02)
Sub15
(99-00)
1. CR CAJURUENSE – Cajuru/SP

X
X
2. CRUZEIRO EC/PM PONTAL – Pontal/SP

X
X
3. RIBEIRÃO PRETANO FC – Ribeirão Preto/SP
X

X
4. FUTPOÇOS – Poços de Caldas/MG
X
X
X
5. EFPM ALFENAS – Alfenas/MG

X
X
6. CME SERRA AZUL – Serra Azul/SP
X
X

7. UBERABA SC – Uberaba/MG

X
X
8. MATÃO AC – Matão AC
X
X

9. Grêmio FC/Bola na Rede – Poços de Caldas/MG


X
10. EF FIGUEIRENSE FC – Brasília/DF
X
X
X
11. Clube de Campo/Botafogo– Porto Ferreira/SP
X


12. EF VULCÃO MANIA – Poços de Caldas/MG

X
X
13. EF VULCÃO MANIA – Bandeira do Sul/MG


X
TOTAL POR CATEGORIA – 12clubes/25equipes
6
9
10

Orientações às equipes
O desfile de abertura será na manhã do dia 01.05 antes da 1ª rodada de classificação no Estádio Dr. Guião, como ocorreu na 1ª Copa Cajuru.
As escolas estão liberadas  a partir das 16hs e no dia 30.04 teremos o Congresso Técnico que iniciará impreterivelmente às 18hs, onde acontecerá sorteio das chaves, sorteio dos jogos da 1ª rodada e recebimento das relações dos atletas que participarão da competição, pois, não serão aceitas inscrições após o Congresso Técnico (diferente de outras copas).
Logo após haverá torneio de futebol 3x3 no Ginásio de Esportes Arenão, mesmo local do Congresso Técnico. Cada equipe será formada por 4 jogadores (3 titulares e 1 reserva) e jogarão no sistema de eliminatória simples dentro de sua categoria. O campeão de cada categoria receberá 1 ponto extra na classificação da Copa. Atentem no Regulamento os itens que falam sobre a obrigatoriedade de participação no desfile e sobre a entrega da relação de atletas no Congresso Técnico.
Sendo assim, solicitamos que se planejem para chegarem cedo na cidade de Cajuru para aproveitarem a competição ao máximo.
No dia 1° de maio às 20:15hs acontecerá no Ginásio Arenão jogo válido pela fase n°4 do EPTV Ribeirão entre Seleção de Cajuru x Seleção de Pradópolis.

REGULAMENTO GERAL - 2014

DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Art. 1º ­- A 3ª COPA CAJURU DE FUTEBOL INFANTIL será disputada pelas associações que integram na forma deste regulamento e da tabela de jogos composta de locais, datas e horários previamente definidos que segue em anexo.

Art. 2° - Tem por objetivos promover o intercâmbio entre as equipes, incentivar a integração social entre os participantes, promover, incentivar e difundir a prática do futebol e o esporte como forma de educação para o lazer, valorizando o fair play desportivo. O respeito e a ética entre atletas, comissões técnicas, árbitros e Comitê Organizador é fundamental para o bom convívio e busca dos objetivos da competição.

Art 3º - As equipes participantes deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 04/04/2014, conforme valores indicados no convite.

Art 4º - As equipes participantes serão responsáveis pelos transportes interno e externo dos atletas, alimentação, colchões. Os organizadores não se responsabilizam por quaisquer problemas deste gênero.

DO CERIMONIAL DE ABERTURA

Art. 5º - O cerimonial de abertura acontecerá no dia 01/05/2014 às 08:30hs no Estádio Dr. Guião.
§ 1º - As equipes deverão participar do Desfile de Abertura, apresentando-se devidamente uniformizadas (agasalho ou uniforme esportivo) com no mínimo 10 atletas, sendo obrigatório e fator de desempate em todas as fases da Copa.

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 6º - Os jogos terão início em 1°de maio e término em 04 de maio de 2014. A forma de disputa segue em anexo à tabela, conforme número de inscritos por categoria.
§1º - Não haverá disputa para definição dos 3º e 4º colocados e serão consideradas 3º colocadas equipes que perderem no jogo da fase semifinal, sendo ambas premiadas.

Art. 7º - O mando das partidas será fixado na tabela, sendo MANDANTE a associação que figurar à esquerda da mesma.
§ 1º - Quando houver coincidência de uniforme, a associação mandante será obrigada a trocá-lo, sob pena do árbitro não realizar a partida, considerando-se vencedora a associação visitante. Em caso extremo, será autorizado o uso de coletes para diferenciar os uniformes entre as equipes.
§ 2º - O árbitro poderá determinar mudança da camisa do goleiro, quando esta confundir com o uniforme dos participantes.

Art. 8° - Na competição, os pontos ganhos serão assim contados:
a)     3 (três) pontos por vitória;
b)    1 (um) ponto por empate.

Art. 9º - Quando um clube abandonar a disputa de uma Competição após o seu início, as partidas por este disputadas serão consideradas válidas e as ainda não disputadas serão decididas por W.O. em favor dos adversários, sem prejuízo das penalidades impostas pelo Código Disciplinar.

DO CRITÉRIO DE DESEMPATE


Art.10° - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais associações aplicam-se, sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:

a)         Participação no Desfile de Abertura (01.05.2014) e Entrega da Relação de Atletas até 30/04/2014;
b)        Maior número de vitórias;
c)         Vantagem no confronto direto (se o empate ocorrer entre duas associações);
d)        Maior saldo de gols;
e)         Maior número de gols marcados;
f)         Menor número de cartões vermelhos ou substituições disciplinares;
g)        Menor número de cartões amarelos;
h)         Sorteio público após último jogo do dia, na sala do Departamento de Esportes da cidade.

Art. 11° – Em caso de empate na fase final serão realizados tiros desde o ponto penal em número de 5 (cinco), a serem cobrados alternadamente pelas equipes. Caso persista o empate, as equipes cobrarão um tiro desde o ponto penal até que se chegue a um vencedor.
§ 1º - Caso uma equipe não participe no Desfile de Abertura (01.05.2014) ou não entregue a Relação de Atletas até o dia 30/04/2014, seus adversários terão a vantagem do empate em todas as fases da Copa.

DA SUSPENSÃO DE PARTIDAS

Art. 12° - Uma partida somente deixará de ser realizada, interrompida ou encerrada por um dos seguintes motivos:
a) Falta de garantia;
b) Conflitos graves;
c) Mau estado do gramado;
d) Motivo extraordinário, não provocado pelos clubes, e que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida.
§ 1º - O árbitro deverá aguardar por pelo menos 30 (trinta) minutos as soluções dos problemas que deram origem à interrupção da partida e se tal não acontecer fará contato com os Organizadores antes do encerramento.
§ 2º - Quando uma partida for suspensa pelos motivos previstos nas letras "a" e "b":
1. Se a interrupção se der por culpa de uma das associações, ela será considerada perdedora pela contagem de 3 a 0 (três a zero), na hipótese de empate ou de estar vencendo a partida. A equipe fica sujeita às mesmas penas deste artigo se a suspensão da partida tiver sido comprovadamente causada ou provocada por sua “torcida”.
2. O resultado do marcador será mantido caso a associação culpada esteja perdendo, desde que seja maior ou igual a 3 a 0 (três a zero). Caso o resultado seja menor será considerado, 3 a 0 (três a zero);
3. As duas associações serão consideradas perdedoras pela contagem de 3 a 0 (três a zero) se ambas forem responsáveis pelo encerramento antecipado da partida, não se levando em conta o número de tentos marcados.
§ 3º - Quando a não realização se der em conseqüência da situação prevista na letra "c" e "d" a continuidade da partida se dará no dia e horário a ser definido pelos organizadores, salvo se já tiverem sido decorridos 4/5 (quatro quintos) da partida. Neste caso será mantido o placar do momento da suspensão. Poderão participar da continuidade da partida os mesmos atletas que estavam em campo no momento da suspensão. Os jogadores substituídos e expulsos não poderão participar da partida e as advertências com cartões amarelos serão mantidas.

DA CONDIÇÃO DE JOGO


Art. 13° - A condição de jogo para a primeira rodada da competição se dará pela inscrição do atleta e apresentação da cédula de identidade original ou passaporte original. A Relação de Inscrição dos Atletas deverá ser entregue até o dia 30.04.2014, sendo fator de desempate em todas as fases da Copa. Não serão aceitos outros documentos que não estejam definidos neste artigo, assim como, fotocópias.
§1º - O atleta poderá ser inscrito somente por uma única associação.
§2º - Os atletas deverão compor a ficha de inscrição entregue à Organização pela equipe. A ficha de inscrição será entregue preferencialmente em arquivo, digitada ou preenchida à máquina ou ainda a mão com letra de forma legível, e não serão aceitas novas inscrições após o dia 30/04/2014. 
§3º: As equipes poderão inscrever, por categoria, 3 (três) jogadores que estejam participando de outra categoria, desde que o atleta tenha idade inferior à categoria em questão.
§4º: Caso o atleta seja advertido com cartão amarelo (sub15) ou substituído disciplinarmente (sub12 e sub13) em uma categoria e posteriormente também seja advertido em outra categoria, deverá cumprir suspensão de 1 partida na próxima partida, independente de categoria.
§5º: Caso o atleta seja expulso ou 2 vezes substituído disciplinarmente, o mesmo não poderá participar em nenhuma das categorias até que cumpra a suspensão na respectiva categoria em que ocorreu a infração.

Art. 14° - As associações deverão respeitar obrigatoriamente as determinações quanto ao ano de nascimento dos atletas e serão compostas no máximo por 20 jogadores e 3 integrantes da comissão técnica.
§1º - Para a categoria Sub 12, atletas nascidos em 2002/2003.
§2º - Para a categoria Sub 13, atletas nascidos em 2001/2002.
§3º - Para a categoria Sub 15, atletas nascidos em 1999/2000.
§4º - Os atletas com idade inferior à categoria poderão participar dos jogos em categorias superiores.
§5º - Se os atletas estiverem disputando os jogos em sua categoria, poderão participar dos jogos em categorias superiores somente nas condições definidas pelo artigo 13, §3º, §4º, §5º. 

Art. 15° - As equipes deverão apresentar-se em campo 10 (dez) minutos antes do início de cada partida.
§ 1º - Se apenas uma equipe comparecer ao horário regulamentar, seus integrantes deverão preencher a súmula da partida e apresentar-se ao árbitro em campo, devidamente uniformizados.
§ 2º - Decorridos 15 (quinze) minutos do horário marcado para o início ou reinício da partida a ausência de uma das equipes acarretará a não realização da partida após parecer dos Organizadores da competição, sendo declarada vencedora a equipe que estiver presente pela contagem de 3 x 0, e perdedora a ausente que ficará sujeita às penalidades previstas no Código Disciplinar. A tolerância para início do jogo se dará somente para a primeira partida da rodada.
§3º - Serão punidas da mesma forma as equipes que incluírem atleta que não tenha condição legal de participar de partida.

Art. 16° - Uma partida somente poderá ser iniciada se cada equipe disputante apresentar-se em campo com um mínimo de 7 (sete) atletas.
§ 1º - A equipe que iniciar a partida com menos de 11 (onze) atletas poderá ser completada no decurso da mesma, desde que cientificado o árbitro e o nome dos atletas que a completarão constem na súmula da partida.
§ 2º - A equipe que por não apresentar o número mínimo de atletas, impedir a realização da partida ou ficar reduzida a menos de 7 (sete) atletas, será considerada perdedora pela contagem de 3 x 0 (três a zero), aplicando-se o mesmo critério a ambas, se as 2 (duas) incorrerem na falha mencionada.
§ 3º - A equipe em vantagem no marcador, que não tenha causado o encerramento antecipado da partida, fica assegurado o resultado constante no momento da interrupção desde que seja maior ou igual a 3 x 0 (três a zero). Caso o resultado seja menor será considerado 3 x 0 (três a zero).
§ 4º - Se tratar de contusão, o árbitro aguardará, por 10 (dez) minutos o restabelecimento do atleta, antes de dar por encerrada a partida.

Art. 17° – A equipe que por mais de 5 (cinco) minutos se recusar a continuar a disputa de qualquer partida, ainda que permaneça em campo será considerada perdedora pela contagem constante do marcador, desde que lhe seja desfavorável ou por 3 x 0, em caso de empate, contagem a seu favor ou derrota com menos de 3 gols de diferença, sujeitando-se, além disso, às penalidades legais e regulamentares.
§ 1º - O árbitro comunicará ao capitão da equipe o início do prazo de 5 (cinco) minutos, findo o qual dará por encerrada a partida.
§ 2º - Havendo indícios de má fé no comportamento da equipe para beneficiar-se, prejudicar ou favorecer terceiros, nos fatos elencados neste capítulo, o árbitro relatará as ocorrências e a Comissão Organizadora julgará o caso e tomará as providências.

 DA DURAÇÃO DOS JOGOS

Art. 18° - Todas as partidas das categorias Sub13 e Sub15 terão obrigatoriamente a duração de 50 (cinqüenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos.
§ 1º - Todas as partidas da categoria Sub12 terão obrigatoriamente a duração de 40 (quarenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos.

Art. 19° - A cobrança do tiro de canto, exclusivamente para a categoria Sub12, será na junção da linha lateral da área penal (grande área) com a linha de fundo. O tiro de meta poderá ser cobrado em qualquer parte da área penal.

DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES


Art. 20° - As infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida pelo Código Disciplinar, sem prejuízo das sanções previstas neste Regulamento Geral e serão cumpridas nos próximos eventos quando a equipe for desclassificada e/ou quando a punição se estender em data posterior ao término da Copa.

Art. 21° - Para os atletas que disputarem as categorias Sub12 e Sub13 não serão mostrados cartões amarelo ou vermelho e a punição ocorrerá através de substituição disciplinar.
§1º - No caso de reincidência, o atleta ficará ausente da próxima partida.

Art. 22° - Os atletas que disputarem a categoria Sub15 cumprirão suspensão automática após advertência com o segundo cartão amarelo ou após um cartão vermelho.
§ 1º - Se a partida subseqüente for adiada o cumprimento ocorrerá na partida imediata. Em caso de WO por parte do adversário, considerar-se-á cumprida a suspensão do atleta.
§ 2º - Os atletas que por motivos disciplinares estejam impedidos de participar de uma partida suspensa ou anulada, continuarão impedidos de atuar quando a mesma for remarcada.
§ 3º - É de exclusiva responsabilidade das associações disputantes da competição o controle de contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos por seus atletas, para efeito de condição de jogo em cada partida.
§ 4º - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e posteriormente for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, serão considerados o cartão amarelo e o cartão vermelho.
§ 5º - Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e posteriormente, receber o segundo cartão amarelo, com a exibição conseqüente do cartão vermelho, será considerado apenas o cartão vermelho.

Art. 23º - Atletas e/ou dirigentes quando não estiverem participando de seus jogos, forem identificados praticando atos que contrariem o objetivo da competição, principalmente no que diz respeito às provocações com frases racistas, tumultos e/ou confusões com agressões físicas, assim como, depredação ao patrimônio público, serão levados a Julgamento. Para fins de enquadramento neste artigo, atletas e/ou comissão técnica, estarão em observação desde a chegada em 30.04.2014 até a saída no dia 04.05.2014 da cidade sede da Copa. 
§ 1º - É de responsabilidade direta e exclusiva das equipes participantes, os danos, prejuízos e depredações causadas em bens imóveis e/ou móveis utilizados na competição, por qualquer pessoa integrante da sua delegação esportiva. Em qualquer situação o município-sede deverá ser imediatamente ressarcido, com a reposição do material ou em valor pecuniário.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 24° - Cada associação será integrada por 11 (onze) atletas titulares, além de até 9 (nove) reservas com camisas numeradas. Os números estampados em cor visível deverão ser afixados nas costas das camisas, sendo facultativa a sua reprodução em dimensões menores e adequadas na lateral dos respectivos calções. Porém, neste caso a numeração deverá ser a mesma das camisas.
§ 1º - O banco de reservas, ainda poderá ser composto por um técnico com apresentação do CREF, RG ou passaporte, um massagista com apresentação do RG ou passaporte e um preparador físico com apresentação do CREF, previamente inscritos na Relação de Atletas.
§ 2º - Caso a equipe apresente um médico em sua comissão técnica, o mesmo poderá permanecer no banco de reservas, após apresentação do CRM e autorização da Comissão Organizadora, para atendimento médico aos jogadores das equipes.

Art. 25° - Cada associação poderá efetuar até 9 (nove) substituições, considerando-se inclusive as substituições disciplinares. As substituições poderão ser realizadas com a bola em jogo em área específica para o procedimento, sendo obrigatória a saída do substituído e a entrada do substituto por esta área. O responsável pelo procedimento será o árbitro reserva.

Art. 26° - A caneleira faz parte do uniforme e seu uso é obrigatório. Somente poderão ser utilizadas fitas adesivas ou esparadrapos nas meias, caso sejam na mesma cor. As mangas de camisa interior deverão ter a mesma cor que as mangas da camisa oficial.

Art. 27° - É de suma importância a presença de ambulância com equipamentos de primeiros socorros, para eventuais emergências e de acordo com as normas vigentes.

Art. 28° - A escala do árbitro, árbitros assistentes e árbitro reserva são de responsabilidade da Organização.
§ 1º - Em caso de contusão de um dos componentes da arbitragem, o árbitro reserva assumirá a função.

Art. 29° - Durante as partidas, somente os atletas e os árbitros poderão permanecer dentro do campo de jogo, sendo proibida a entrada de dirigentes, repórteres e quaisquer outras pessoas.

Art.30° - As bolas a serem utilizadas serão no modelo oficial definido para o campeonato.
§ 1º - Exclusivamente para a categoria Sub12 será utilizada a bola número 05 (cinco).

Art. 31° - Técnica e disciplinarmente, a 3ª COPA CAJURU DE FUTEBOL INFANTIL será regida pelas Regras do Jogo da Internacional Football Association Board, publicada pela FIFA.

Art. 32° - Ao clube vencedor será entregue o troféu de “CAMPEÃO” e ao segundo colocado o troféu de “VICE-CAMPEÃO”.
§1º - Aos atletas e comissões técnicas, campeões e vice-campeões, serão entregues medalhas individuais e pessoalmente.
§2º - Também receberão troféus e medalhas, as equipes, os jogadores e as comissões técnicas que conquistarem os terceiros lugares.
§3º - Fica instituído o Troféu “Fair Play” à equipe mais organizada e disciplinada da Copa e o Troféu “Craque da Copa” ao atleta destaque de cada categoria, sendo de responsabilidade dos Organizadores a definição dos vencedores.

Art. 33º– Os Organizadores da competição não se responsabilizam por quaisquer danos causados a quem quer que seja por quaisquer que sejam as razões, quer sejam estes danos físicos, morais, financeiros ou outras espécies.

Art. 34°- Pedidos de recursos para revisão e análise de sanções e/ou punições só serão aceitos mediante pagamento de taxa de recurso no valor de R$300,00 (trezentos reais) em espécie à Organização.

Art. 35º- Os casos não previstos no presente regulamento, assim como à sua interpretação, serão resolvidos pelos Organizadores da competição.
                                                        
                                                                                                        Comissão Organizadora


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